sábado, 12 de janeiro de 2008

Pastoral Afro "Despertar a Consciência Negra"







A Pastoral Afro de Ferraz foi criada em 21 de novembro de 2004 pelo padre José Eduardo Ferreira, uma semana após a realização da primeira missa afro na Paróquia Nossa Senhora da Paz, solicitada para abrir os eventos da Semana da Consciência Negra promovidos pela Associação Afro Ogban e pelo CENEG-SP. A partir de então com o apoio dessas duas entidades e, principalmente com a adesão da comunidade paroquial, a Missa Afro virou um marco nas comemorações do mês de novembro na cidade de Ferraz de Vasconcelos.



Para quem não conhece a Missa Afro geralmente obedece ao mesmo rito da liturgia romana, mas o seu roteiro é enriquecido com elementos da cultura afro- brasileira. O principal símbolo dessa missa é o atabaque, instrumento de percussão muito importante para a cultura africana. Na missa o atabaque ajuda a conduzir o louvor a Deus de uma forma mais alegre e dançante, permitindo que o negro manifeste a sua fé conforme o seu jeito de ser.



As vestimentas coloridas, a oferta de alimentos, a letra dos cantos que ora remetem a dor do cativeiro, ora expressam a necessidade de mudanças sociais no sentido de condições igualitárias para o povo negro, compõem os outros elementos da inculturação na Missa Afro.



Além das missas, o grupo costuma se reunir mensalmente para discutir questões sociais alusivas ao povo negro e também para estudar meios de difundir o trabalho da Pastoral Afro entre os membros da Igreja.

2 comentários:

nuvem azul disse...

Eu amo esta Pastoral...
que vem enriquecer a liturgia da nossa Igreja com a inculturaçâo dos nossos vínculos com os valores da nossa raça negra...E como é lindo o desabrochar desta fé ... que cumpre a vontade de Jesus no sonho de DEUS nosso Pai que se fez homem para habitar entre nós ,nos exigindo o Amor verdadeiro e somente isto Ele nos pediu ...O Amor ... e nos ensinou como amar este Amor... que nâo exclui,que se dá sem medida,e que nos implora a descoberta do Mistério da Cruz.
Pastoral Afro que também a exemplo da Pastoral da Criança ...Nasce e renasce no tempo da História da Humanidade

Elis Gabriela disse...

Olá, meu nome é Elis, sou coordenadora da PJ da minha paróquia. No dia 22 de novembro estamos querendo realizar a missa afro, mas estamos um pouco perdidos, pois aqui não há pastoral afro. Será que vocês poderiam nos ajudar com algum material, roteiro pra missa ou algo assim?
Desde já agradeço,
Paz e Bem!
Meu e-mail é:
elis_gabriela@hotmail.com